Reporter Oeste Menu

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Reitor da UFERSA visita Caraúbas



O reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Josivan Barbosa, visitou ontem à tarde a área de 30 hectares (e não 10) onde serão construídos os quatro primeiros blocos para o funcionamento do campus regional do Médio Oeste da referida universidade. Como as aulas vão começar antes mesmo da conclusão dos blocos (24 meses), Josivan Barbosa conheceu também as instalações da Escola Municijavascript:void(0)pal Leônia Gurgel, cedida pela Prefeitura para os primeiros semestres.
O prefeito Ademar Ferreira e o secretário da Educação, Ivanildo Fernandes, recepcionaram Josivan Barbosa por volta das 14h. Primeiro, foi visitada a área doada pelo empresário Ademus Ferreira, no lado direito da RN-223, para quem sai de Caraúbas na direção de Apodi. Em seguida, o reitor, o prefeito e o secretário visitaram as instalações da Escola Leônia Gurgel. Tanto o primeiro quanto o segundo local visitado foram elogiados por Josivan Barbosa.
Em seguida, o reitor mostrou detalhes de como será feito o investimento de R$ 14 milhões no campus da Ufersa para atender 62 municípios no raio de 100km do Oeste potiguar e Alto Sertão da Paraíba. A estrutura física do prédio ocupará uma área de 10 hectares e os 20 hectares serão distribuídos entre estacionamentos e áreas verdes.
Josivan Barbosa disse que, inicialmente, serão selecionados, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), 300 alunos para cursos de ciências e tecnologias, como Matemática, Química, Física e Ciências da Computação. Em quatro anos, quando o campus já estiver concluído, o reitor estima que já estejam cursando no município mais de 1.200 alunos. Josivan Barbosa disse que é provável que a estrutura física do campus fique pronta antes dos 24 meses previsto no edital de licitação lançado ontem, em Mossoró.
O empenho do prefeito de Caraúbas em unir a bancada federal, mais de trinta prefeitos da região e o reitor da Ufersa em torno do projeto trouxe para o Rio Grande do Norte um benefício que estava prestes a desembarcar no Ceará ou em qualquer outro Estado do Nordeste. Na verdade, segundo Ademar Ferreira, o empenho foi para garantir o investimento em educação no Rio Grande do Norte.
Isso porque, segundo o secretário Ivanildo Fernandes, o Ministério da Educação adotou como regra não investir em duas estruturas federais de ensino superior num só município de médio porte, como Pau dos Ferros e Apodi. Como essas duas cidades já ganharam o Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFET), que desde 2007 tem status de universidade, era bem provável que os recursos seriam alocados para outras regiões do Nordeste.
Sobre a estrutura da Escola Leônia Gurgel, o prefeito destacou que se trata de um belo estabelecimento escolar que foi inaugurado recentemente e que se encaixa perfeitamente nas exigências da Ufersa para iniciar os cursos de Matemática, Química, Física e Ciências da Computação. "Estamos disponibilizando para o reitor Josivan Barbosa o que for necessário para garantir no Oeste do Rio Grande do Norte um campus da Ufersa", destaca Ademar Ferreira.

Fonte: www.defato.com.br

0 comentários:

 

© 2009 | Reporter Oeste Notícias | Por TPV