Reporter Oeste Menu

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mossoró entre as melhores cidades para se viver


Pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) aponta Mossoró como uma das melhores cidades brasileiras para se viver. A cidade é a sétima melhor avaliada nas regiões Norte e Nordeste, sendo o único município do interior.

O estudo apresentou o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de cada município brasileiro, no qual Mossoró obteve a média de 0,759 pontos. Nas regiões citadas, a cidade ficou atrás somente das capitais: Aracaju, Recife, Natal, Teresina, São Luís e João Pessoa.

Na colocação geral, dos 5.564 municípios brasileiros pesquisados, Mossoró ocupa a 441ª posição. Ainda de acordo com Firjan, entre as 500 primeiras cidades, apenas oito são cidades do Norte e Nordeste. "Isso ressalta ainda mais a importância da colocação de Mossoró", destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Nilson Brasil.

A Firjan avalia o desempenho dos municípios brasileiros em três itens: geração de emprego e renda, educação e saúde. Para a pesquisa, o IFDM utiliza como base na análise dados oficiais de emprego, renda, educação e saúde, que são enviados pelos municípios ao Governo Federal.

A pesquisa mostrou ainda que na geração de emprego e renda, Mossoró apresenta índice de alto desenvolvimento, obtendo 0,8668 pontos. Já na área educacional, o índice da cidade alcança a pontuação de 0,7480. E na área da saúde o índice foi de 0,6621.

Conforme Nilson Brasil, os bons resultados do estudo são consequências do crescente desenvolvimento econômico do município. Ele destaca que nos últimos cinco anos, a cidade deu um salto de expansão no mercado de trabalho, principalmente no setor da construção civil. Aliado a isso, a vinda de grandes empreendimentos comerciais para a cidade se reflete na geração de emprego e renda.

Leia a reportagem completa em: www.omossoroense.com.br

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Incrições para o PSV/UERN já estão abertas

Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado 2010 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PSV/UERN), seguindo até o próximo dia 16 de setembro. Os interessados devem realizar sua inscrição apenas pela site www.uern.br.
Os candidatos se inscreverão nas modalidades do processo seletivo integral ou a opção de combinar a nota com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O resultado final dos candidatos que optaram pela inclusão do Enem, só será considerado se a nota não desfavorecer ao aluno.
Serão disponibilizadas 2.332 vagas distribuídas entre os 73 cursos de graduação da instituição divididos entre os seis campi (Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Caicó e Natal) e os nove núcleos de ensino superior (Apodi, Caraúbas, Macau, Alexandria, João Câmara, São Miguel, Umarizal, Nova Cruz e Santa Cruz).
Para se inscrever, o candidato deve portar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). As provas serão aplicadas entre os dias 20 e 21 de dezembro nas seguintes cidades.
O valor da inscrição é de 100 reais. Os alunos que cursaram integralmente no ensino médio em escola da rede pública de ensino e os doadores de sangue podem solicitar a isenção da taxa.

Fonte: www.defato.com

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Concurso da UFERSA - 5,271 candidatos


Neste domingo, 16, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) realiza concurso público para técnico-administrativo nos níveis superior e técnico-médio. Ao todo serão ofertadas 19 vagas para o campus de Mossoró, e mais 8 vagas para o Campus de Angicos. Já se inscreveram e irão concorrer no processo seletivo 5.271 candidatos. As provas serão realizadas no horário de 13h às 17h. Os cartões de inscrição estão disponíveis no sítio da Ufersa www.ufersa.edu.br/concursos,até a data da realização da prova escrita.
O concurso será aplicado em quatro locais: Ufersa, Instituto Federal de Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Ciência e Tecnologia (IFRN) e na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho.
De acordo com as normas estabelecidas pela Resolução da Ufersa, o concurso para os cargos de nível de classificação E (Auditor, Contador, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro/Área Elétrica, Jornalista, Psicólogo/Área, Secretário Executivo, Tradutor, Intérprete e Administrador), será realizado em duas etapas: prova escrita (caráter eliminatório) e avaliação títulos (caráter classificatório). Os candidatos que forem aprovados na prova escrita deverão encaminhar à Comissão Permanente de Processo Seletivo (CPPS), em até 72 horas após o resultado, o Curriculum Vitae em 3 (três) vias.
Já o concurso para cargos de nível de classificação D (Técnico em agropecuária, técnicos em laboratório, informática) e C (assistente em laboratório), será realizado em apenas uma etapa, prova escrita. A nota mínima exigida para a aprovação na prova escrita é seis. A divulgação das avaliações será realizada através do site da Instituição. A expectativa da CCPS é de que o resultado da primeira etapa seja divulgado dentro de 15 dias após a aplicação da prova. E a segunda etapa será a análise de currículos.

Fonte: www.defato.com

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Governador Dix-Sept Rosado


A Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado reuniu no dia de ontem, produtores de cal, classe política, representantes de órgãos federais e estaduais e a população, durante uma audiência pública na Câmara Municipal, onde deram o primeiro passo para criar em Governador Dix-sept Rosado um polo industrial de produção de cal, legalizado e com todos os benefícios e incentivos fiscais oferecidos pelas instituições de governo.
A prefeita Lanice Ferreira assinou ontem com a empresa Florescer Projetos Ltda. o contrato para instituir o primeiro plano de manejo florestal do município, que precisa de outros três, para atender a demanda de consumo nos 75 fornos existentes. Ontem, também foi dado o primeiro passo para legalizar a extração de rocha calcária.
Durante a audiência pública, que a Prefeitura chamou de 1º Seminário sobre a Indústria de Cal, o coordenador regional do Ministério do Meio Ambiente, engenheiro florestal Nilton Barcellos, disse que o Ibama não quer acabar com a indústria da cal, da cerâmica, impedir o funcionamento de padarias e restaurantes que usam lenha, mas buscar o uso desses recursos energéticos de forma renovável e legalizada. "É possível e fácil", declarou Barcellos.
Francisco Linduarte, que é mestre em desenvolvimento e meio ambiente e gerente regional do Ibama, disse que "a caatinga se recupera fácil. Mas quem corta uma mata, a legislação brasileira é severa. Terá que recuperar a área danificada e plantar outra em outro lugar de igual tamanho. Ou faz isso ou sofre punições legais perante a Justiça Federal".



Segundo Paulo Sidney, superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), até o fim do ano serão assinados os contratos para instalar nos assentamentos de Governador Dix-sept Rosado outros três planos de manejo para atender a toda a demanda necessária. "Esse projeto pioneiro é muito bom para o pequeno agricultor, que mora nos assentamentos, pois ele pode vender os créditos ambientais, a lenha e ainda produzir criação de gado ou plantar em regime de sequeiro ou irrigado", explicou.
Sobre a possibilidade de retirar os fornos da área urbana para um local adequado (um polo industrial de cal), o engenheiro florestal Otacílio Carvalho, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, disse que é preciso pensar também na questão da extração das jazidas de rochas na região, que está sendo feita sem a devida autorização legal.
Acrescentou que, no entanto, é preciso primeiro percorrer um longo caminho para legalizar a extração de lenha e rocha, humanizar o trabalho nos fornos, organizar a cadeia produtiva. Para tanto, é imprescindível o empenho da classe política.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Copa Oeste 14ª Edição


A 14ª edição Copa Oeste, que reúne os principais times do futebol amador da região, mais Potiguar e Baraúnas, tem seguimento hoje com o complemento da segunda rodada, que iniciou ontem através do confronto entre Antônio Martins e Itajá. Quatro jogos movimentam o domingo, sendo que um deles marca o encontro entre dois dos três representantes mossoroenses na competição.
Baraúnas e Tiradentes entram em campo às 15h30, no Estádio Professor Manoel Leonardo Nogueira. As duas equipes vêm de empates e precisam da vitória para alcançar as primeiras colocações na tabela de classificação. No domingo passado, o time da Polícia Militar empatou sem gols com a equipe de Serra do Mel. Já o tricolor enfrentou a equipe de Antônio Martins fora de casa e conseguiu somar um ponto após resultado de 1 a 1 no Estádio Fernandão.
Enquanto Baraúnas e Tiradentes jogam no Nogueirão, o Potiguar busca recuperação da goleada sofrida na primeira rodada, quando perdeu por 3 a 0 para o Itajá.

A segunda rodada da Copa Oeste de futebol amador será finalizada com os confrontos entre Apodi e Serra do Mel, e Upanema e Seleção de Baraúna.

domingo, 2 de agosto de 2009

Escolas não tem autorização dos bombeiros

Os recentes registros de acontecimentos sinistros em duas escolas de Mossoró deixaram toda comunidade escolar preocupada com a situação das estruturas das instalações das escolas de Mossoró.
Muitas escolas estão instaladas em prédios antigos, tanto na rede estadual quanto na rede municipal de ensino. Alguns prédios jamais passaram por uma reforma.
Para aumentar a preocupação, o Corpo de Bombeiros fez a seguinte constatação: pouquíssimas escolas de Mossoró estão regulares com relação à emissão da certidão do habite-se, que é um documento que atesta que o imóvel foi construído seguindo-se as exigências estabelecidas pela legislação local para a aprovação de projetos.
Segundo o tenente Antônio Elton de Queiroz, chefe de Engenharia do Corpo de Bombeiros em Mossoró, apenas as escolas particulares e universidades são licenciadas. "Escolas públicas são pouquíssimas. Só quando ocorre um sinistro é que recebe a licença", destacou.
Elton disse que os administradores não se preocupam em procurar a regularização e ressaltou a importância de avaliar constantemente os prédios escolares. "Anualmente tem que ser procedida reforma ou pelo menos uma avaliação física, até porque os prédios geralmente são antigos, com 20, 30, 40 e até 50 anos".
Não existe expectativa para que todas as escolas sejam fiscalizadas pelo Corpo de Bombeiros.

O tenente informou que o Corpo de Bombeiros vai dar atenção aos centros de aglomeração de público a partir de agora, incluindo também as igrejas, que assim como as escolas geralmente não possui habite-se.
A gerente de Educação de Mossoró, Ieda Xavier, disse que está tomando uma série de providências que realmente não existiam, como o habite-se e até escrituras de alguns prédios. Ieda tranquilizou a todos e afirmou que está visitando pessoalmente todas as escolas para ver as necessidades de cada uma.

Fonte: www.defato.com

 

© 2009 | Reporter Oeste Notícias | Por TPV