Os recentes registros de acontecimentos sinistros em duas escolas de Mossoró deixaram toda comunidade escolar preocupada com a situação das estruturas das instalações das escolas de Mossoró.
Muitas escolas estão instaladas em prédios antigos, tanto na rede estadual quanto na rede municipal de ensino. Alguns prédios jamais passaram por uma reforma.
Para aumentar a preocupação, o Corpo de Bombeiros fez a seguinte constatação: pouquíssimas escolas de Mossoró estão regulares com relação à emissão da certidão do habite-se, que é um documento que atesta que o imóvel foi construído seguindo-se as exigências estabelecidas pela legislação local para a aprovação de projetos.
Segundo o tenente Antônio Elton de Queiroz, chefe de Engenharia do Corpo de Bombeiros em Mossoró, apenas as escolas particulares e universidades são licenciadas. "Escolas públicas são pouquíssimas. Só quando ocorre um sinistro é que recebe a licença", destacou.
Elton disse que os administradores não se preocupam em procurar a regularização e ressaltou a importância de avaliar constantemente os prédios escolares. "Anualmente tem que ser procedida reforma ou pelo menos uma avaliação física, até porque os prédios geralmente são antigos, com 20, 30, 40 e até 50 anos".
Não existe expectativa para que todas as escolas sejam fiscalizadas pelo Corpo de Bombeiros.
O tenente informou que o Corpo de Bombeiros vai dar atenção aos centros de aglomeração de público a partir de agora, incluindo também as igrejas, que assim como as escolas geralmente não possui habite-se.
A gerente de Educação de Mossoró, Ieda Xavier, disse que está tomando uma série de providências que realmente não existiam, como o habite-se e até escrituras de alguns prédios. Ieda tranquilizou a todos e afirmou que está visitando pessoalmente todas as escolas para ver as necessidades de cada uma.
Fonte: www.defato.com
domingo, 2 de agosto de 2009
Escolas não tem autorização dos bombeiros
Postado por
O Reporter
Marcadores: Educação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário